JUPIRA/SÃO LEOPOLDO – Município de Sant’Ana do Livramento-RS.
A década de 1990 foi marcada por inúmeros conflitos fundiários na região da Campanha Gaúcha/RS/BR , reduto da presença do espaço latifundiário gaúcho entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Federação dos Agricultores do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), onde o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) viu-se obrigado a intervir enquanto mediador, objetivando realizar vistoriais nas propriedades rurais para encontrar possíveis áreas para assentar os sem-terra.
Portanto, os assentados foram os novos agentes inseridos no espaço regional. Por serem sujeitos provenientes de outras regiões, onde a comunidade rural possui certo nível de organização e articulação, típico das áreas de imigração, ao serem re-territorializados passaram a reproduzir seus espaços socioculturais, rompendo com o isolamento geográfico do espaço agrário regional, marcado até então, pela baixa densidade demográfica e um número muito pequeno de comunidades rurais. É por isso que consideramos os sem-terra como os novos sujeitos inseridos no espaço agrário da Campanha Gaúcha no pós 1990.
Consequentemente, os municípios que possuem maior área territorial destinada a assentamentos rurais, são aqueles que também possuem o maior numero de famílias assentadas. Nesse caso, destacam-se os municípios de Hulha Negra, Santana do Livramento e Manoel Viana.
Localização e Acesso
O município de Santana do Livramento localiza-se na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Distante em 498 Km da capital Porto Alegre, limita-se ao Norte com os municípios de Alegrete, Rosário do Sul e Quaraí, ao Sudeste com Dom Pedrito e ao Sul com a Republica Oriental do Uruguai.
Histórico do assentamento “JUPIRA - SÃO LEOPOLDO”
O PA Jupira- São Leopoldo foi implantado em 1997, contando atualmente quarenta e cinco (45) famílias, maioria oriunda da região de Trindade do Sul, Carazinho e municípios vizinhos. Apenas três famílias são da região de Santana do Livramento. No início, houve dificuldades de adaptação das famílias em função das diferenças entre as suas regiões de origem e a região do assentamento, no que se refere à estrutura fundiária e ao sistema de cultivo. Em função das dificuldades iniciais, cerca de 40% das famílias originalmente assentadas foram substituídas ao longo do tempo, devido ao abandono dos lotes.
O Assentamento Jupira/São Leopoldo localiza-se a cerca de 34 km a leste da sede municipal de Santana do Livramento, ao sul da BR 158 e com acesso diretamente através desta rodovia. Grande parte do PA Jupira/São Leopoldo é ocupada por terras impróprias para uso com lavouras anuais, mas estão sendo utilizadas para este fim. A fragilidade natural do solo associada a práticas de manejo inadequadas contribui para a intensificação dos processos erosivos, que ainda são pouco visíveis, mas podem tornar-se significativos no futuro.
CARACTERIZAÇÃO DO ASSENTAMENTO
• Denominação do imóvel: Projeto de Assentamento Jupira/São Leopoldo
• Denominação do Assentamento: Jupira/São Leopoldo
• Data e n° da Portaria de criação do PA: criado em 04/06/1997
• Distância da(s) sede(s) municipal (is): 34 Km de Santana do Livramento
• Área Total: 1.274,44 hectares
• Área Requerida na lei de Preservação Permanente: 122,40
• Área Efetiva de Preservação Permanente: 100,50
• Capacidade de assentamento do imóvel em termos de famílias: 44
• Área média das parcelas: 28,96 há
• Número de famílias atual X capacidade de assentamento prevista na portaria de criação: atualmente residem 45 famílias na área destinada para 45.
• Bacia hidrográfica: O PA Jupira situa-se na bacia hidrográfica do rio Santa Maria e subbacia do rio Ibicuí da Armada
• Zoneamento Agroecológico: preferencial para arroz irrigado, trigo, sorgo, forrageiras de clima temperado (aveia, azevém, centeio, etc.), videira americana, citros (limões e bergamota) e pessegueiro.
O PA Jupira/São Leopoldo apresenta ainda cobertura significativa de área campestres sob-regime de exploração pecuária, geralmente, utilizadas sob condições de alta pressão de pastejo, causando redução da cobertura do solo e da diversidade de espécies do campo nativo.
As principais atividades produtivas desenvolvidas no assentamento são bem diversificadas, dentre as principais podemos citar o leite, Gado de corte, Soja, Milho,Hortigranjeiros, além de cultivos para o auto sustento.
Nas proximidades da residência também são desenvolvidos os pequenos cultivos e a criação de pequenos animais. Estamos diante de uma mudança na racionalidade da pequena propriedade encontrada na região que, historicamente, desenvolve a pecuária de corte (bovinos e ovinos) e não uma produção leiteira. Parece uma contradição, pois a vegetação de campos nativos permite o desenvolvimento da pecuária leiteira, mas o que está em jogo é uma questão cultural dos tradicionais pequenos proprietários da região. Percebendo essa potencialidade, ou seja, os campos nativos, os assentados passaram a investir na pecuária leiteira enquanto estratégia de reprodução. O processo de reorientação geográfica dos assentamentos rurais em direção a Campanha Gaúcha provocou transformações nas áreas em que estes se encontram instalados, não só na economia, mas também na sociedade e na política possibilitando assim, a (re) organização espacial dessa região.
O assentamento Jupira/São Leopoldo, apresenta a sede da comunidade como infra-estrutura física, social e econômica de uso coletivo, sendo esta utilizada para reuniões, culto religioso, católicos , sala velatória e festas , bem como campo de futebol, cancha de carreira Além disso, a assentamento possui escola, a qual iniciou suas atividades no ano de 2001, uma rádio que no momento está fora de operação, viveiro na escola, cemitério, moinho e uma barragem. Atualmente a escola conta com a equipe diretiva composta por Sr. Jorge - diretor, Sra. Denise - Vice diretora e Karen - supervisora, tendo 108 alunos, distribuídos no pré escolar, anos iniciais e séries finais. A escola promove o desenvolvimento humano garantindo o acesso e a permanência das crianças e jovens, bem como a qualidade da aprendizagem. Mas para que ocorra uma aprendizagem de qualidade a escola devera melhorar sua estrutura física, sendo espaço, goteiras,etc. Educar não é tarefa fácil, principalmente em uma sociedade com certas tendências sociais de forte influencia que não ajudam a melhorar a consciência moral, individual e coletiva. A escola nunca educara sozinha, de modo que a responsabilidade educacional da família e da sociedade jamais cessara.
RELATO DOS ALUNOS E ASSENTADOS DO JUPIRA- SÃO LEOPOLDO
Citaram que o lugar é tranquilo para se viver, com algumas exceções de pessoas que cuidam da vida alheia, porém isso não afeta a convivência no assentamento, tendo como facilidade o acesso a cidade, pois residem próximo a faixa (BR), tendo disponível ônibus intermunicipal ( viagem) , 2,3 vezes ou até mais no dia. Em alguns finais de semana são realizado festas, onde pessoas se encontram, colocando a conversa em dia e dançam bastante. Esse foi um pequeno relato dos alunos e assentados da localidade.
Prezados professores, tutores, colegas e amigos em geral. Esse foi uma pequena mostra do MUSEU VIRTUAL do assentamento Jupira- São Leopoldo juntamente com a escola parceira São Leopoldo, na qual relatei a comunidade do entorno da escola parceira.
Conforme a fotos anexadas abaixo podemos verificar a residência cercada de árvores, que geralmente são eucaliptos ou acácias, pois por possuem um ciclo vegetativo rápido. Além da proteção essas árvores também são utilizadas posteriormente para construção de cercados e como lenha para o fogão.
Fotos de moradias, produção de grãos, criação de gado leiteiro e equino.












Acampamento da juventude petista de Sant’ana do Livramento – RS (Jupira – São Leopoldo).

Mapa com perímetro do município de Santana do Livramento destacando as áreas reformadas.

Localização e Acesso ao Assentamento.

Escola Municipal de Ensino Fundamental São Leopoldo































Sede do assentamento PA Jupira/São Leopoldo anexo a escola Fonte: COPTEC (2009).
FOTOS ATUALIZADAS DA SEDE SOCIAL DO ASSENTAMENTO – 03/2013 Foto externa e interna da sede social do assentamento São Leopoldo, onde atualmente é utilizada como sala de aula, atividades festivas e outros fins para a comunidade local. Alunos em recreação




ESTRADA DE ACESSO AO ASSENTAMENTO JUPIRA- SÃO LEOPOLDO

CRISTIAN, DAIANE E ALESSANDRA. Alunos da escola e residem na comunidade (assentamento) JUPIRA - SÃO LEOPOLDO.
