CALENDÁRIO

domingo, 2 de outubro de 2011

A Fonte Luminosa No Parque Internacional

A Fonte luminosa
Foi doada pelo Rotary Rivera-Livramento e inaugurada em 25 de agosto de 1953 num espaço circular de 12 metros de diâmetro. A fonte luminosa é dotada neste lugar de instalações de água e
energia elétrica e construído ali uma câmara subterrânea destinada para a colocação de um motor de recuperação da água esguichada. Também as águas desta fonte tem a sua vertente em conexão com a rede de esgoto da cidade de Rivera.

Registro feito por uma passeio realizado na Praça Internacional, com meus alunos.

A Mãe no Parque Internacional

A Mãe
Obra do escultor uruguaio José Belloni, foi doada pelos Rotary de
Rivera e Livramento. O conjunto do monumento foi projetado pelo
arquiteto uruguaio Don Modesto Paes Sere e foi calculado e construído
sob a direção do engenheiro brasileiro Antenor Trindade Barbosa. Foi
inaugurado em 24 de abril de 1960.

Obelisco

O Parque Internacional abriga a única praça do mundo que pertence a dois países. Lá está encravado um Obelisco de 30 metros de altura. Foi construído pela Comissão de Limites de ambos países e inaugurado juntamente com a Praça Internacional em 26 de fevereiro de 1943 com a presença dos dois Presidentes, Getúlio Vargas do Brasil e Alfredo Baldomir do Uruguay. A maior parte dos obeliscos tem seu corpo quadrangular e até mesmo cilíndrico. O nosso é triangular com três caras, o que nos lembra a influência maçônica. O triângulo e o número 3 fazem parte do simbolismo maçônico. Construído sobre uma base triangular e no chão, ao seu redor, uma corrente de 33 elos – o grau máximo dos maçons desenhado em pedras. Sobre a corrente, apontando para o céu, o obelisco é uma alusão à busca da liberdade. Ainda não sabemos se existe outro com 3 caras no mundo como o nosso. Na base do obelisco tem numa de suas caras o escudo de bronze do Brasil, na segunda o escudo uruguaio e na terceira as placas recordatórias, também de bronze. Ambos os escudos foram executados no arsenal do exército no Río de Janeiro e gentilmente brindados para a sua finalidade pela Comissão Brasileira de Limites. Na torre, lá em cima perto da pirâmide há 2 relógios que marcam a hora, um de frente para o Uruguai e o outro de frente para o Brasil. É o último marco definido no século 20, o mais importante e o mais belo de todos, é um Obelisco que une nossas cidades, nos agasalha a irmandade, na única praça do mundo que pertence a dois países. É um monumento ao convívio pacífico entre dois povos e sem dúvida é um marco épico de valor muito caro aos santanenses e aos riverenses.



Marco em homenagem ao combate no cerro da conceição

O 2º Regimento de Polícia Rural Montada, desde os primórdios de sua organização tem se mantido leal às tradições gloriosas da Brigada Militar, da qual é parte integrante por sua bravura comprovada pelo espírito de inclinação revelado nas lutas em que tomou parte como na Revolução Farroupilha, ao lado dos farrapos. Ao vestir-se da dignidade do heroísmo gaúcho participaram dos seguintes combates: LAGOA VERMELHA, CAPÃO BONITO, PASSO DO GUEDES, SANTA MARIA CHICA, IBIRAPUITÃ, VISTA ALEGRE, QUARAÍ, PONCHE VERDE, PASSO DA ARMADA, MARCO DO LOPES, GALPÕES, ARMADA e CERRO DA CONCEIÇÃO. Neste último,travou-se um forte combate contra as tropas federalista de Honório Lemes. O 2º RP Mont é rico de uma história militar exemplar, um passado glorioso a iluminar o caminho atual e futuro dos seus aguerridos policiais militares.



Os Marcos

Para demarcar a linha de fronteira entre Brasil e Uruguai, onde não existem cursos de água ou outros acidentes geográficos capazes para servir de referência, as comissões demarcadoras optaram por recorrer ao chamado divisor de águas". O divisor de água é definido como um alinha teórica de menos caimento, que limita terras drenadas por uma bacia fluvial de outra bacia. Quando a água da chuva cair, corre uma parte para cada lado, determinado a linha por onde deve passar a fronteira. Além disso, também ficou definida a materialização dos marcos da fronteira seca, para que qualquer deles se possa divisar, a olho nu, o anterior e o posterior. Em virtude disso, é que não existe a mesma distância entre os marcos, tudo depende de sua localização. Havia muitos problemas, pois não se sabia se estava no Brasil ou Uruguai. Mas o problema, foi resolvido em 1823, ocasião em que foi construído o Parque Internacional na área existente entre Sant'ana do Livramento e Rivera. Assim ao longo dos tempos e da evolução da cidade foi se criando mais marcos, para demarcar Sant'Ana do Livramento e Uruguai.
Cada Marco tem seu nome, ou seja sua identificação.




Igreja Matriz

Segundo o escritor Ivo Caggiani ( in memoria), existe uma incontestável e vigorosa prova de que Anõnio José de Menezes, foi o autor da doação do terreno não só para a capela de Nossa Senhora do Livramento, com também para a respectiva povoação. Daí a razão dele ser, com justiça, considerado o fundador de Sant'Ana do Livramento.Em 23 e três dias de maio de mil oitocentos e vinte quatro, nesta capela curada de Nossa Senhora do Livramento, atual Igreja Matriz, no mesmo local.

Rota dos vinhedos em Sant'Ana do Livramento

O município possui uma história cultural marcante e uma natureza exuberante. Situa-se sobre o famoso "paralelo 31", com terras e clima propícios para a produção de frutas, principalmente uvas. Tal recomendação, de que as terras da região da campanha seriam propícias à produção de uvas, foi feita há algumas décadas, em Universidades dos Estados Unidos. Com base nesses estudos, uma companhia da Califórnia, produtora dos vinhos "Almaden", procurou inicialmente terras na região de Bagé-RS; devido a dificuldades de compra, aceitou oferta de terras no distrito de Palomas, pertencente ao município de Santana do Livramento.Desta forma, em 1974 a Almadén iniciou um grandioso projeto, após mais de 10 anos de preparação e seleção de variedades de uvas. Os primeiros varietais finos com a marca Almadén foram lançados no Brasil em 1983. Os vinhos são produzidos no local, a partir de produção própria de uvas, usando o recurso de espaldeiras, em mais de 500 hectares. São colhidos anualmente de 6 a 8 milhões de toneladas de uvas, que geram quantidade semelhante de vinhos, produzidos a partir de uvas de variedades como riesling, ugni blanc, gewurtztraminer, gamay beaujolais, cabernet, merlot e cabernet sauvignon.






Os tonéis de produção de vinhedos, são de aluminio e aço, que comportam volumes de até 255.000 litros.

Bandeira e Brasão de Sant'Ana do Livramento- RS

Hino de Sant'Ana do Livramento - RS
Letra por Agapito Prates Paulo
Melodia por Agapito Prates Paulo

“Cidade Diferente”
do Livramento,
Sant’ Ana Padroeira
te abençoou,
pois a fraternidade
e a liberdade
brotaram nos teus campos
com mais vigor.
Estribilho
Ó meu torrão querido,
recanto leal, gentil,
por todos reconhecido
Cartão Postal do Brasil!

As várzeas e canhadas
e tuas coxilhas
repetem maravilhas
dos teus heróis
a um povo que te canta
alegremente,
“Cidade Diferente”
de amor e paz.

Ao mundo do progresso,
em Livramento,
ao desenvolvimento
continental
abriu-se esta fronteira,
milagre novo,
realização de um povo
sensacional.